sábado, 17 de dezembro de 2011

Final de Ano

Como vão todos?

Tenho aparecido pouco por aqui mas minha atenção nos queridos amigos são minha animação, chegar em casa e fazer uma visitinha para vocês...
Final de ano chegando, tantas coisas para ajeitar, né? Como estão nos 'preparativos' para as festas? Muita animação?
 
Eu, para falar a verdade vou preferir ficar mais quietinha, tentar fazer uns ajustes e organizações que tenho deixado de lado há um tempo. Apesar de não ter feriados vou tentar me ajeitar assim mesmo, virar o ano com a casa e a vida mais organizada.
 
Sabem, no Japão tem uma tradição que eu gosto. Fazer uma faxina bem feita na casa, nos últimos dias de Dezembro para entrar no Ano Novo com a casa limpa, tirando as poeiras velhas... quer dizer, começar com bons sentimentos e novas energias.
 
Aproveito este post para indicar para vocês o meu novo blog 'www.misturasmaneiras.blogspot.com' 
e conto com o apoio de todos. Através dele também farei minhas visitinhas e seguirei vocês. 
Resolvi dividir minhas idéias e direcioná-lo para meus trabalhos manuais e mais pessoais. Claro que, com a falta de tempo não poderei dar tanta atenção como neste mas vou fazendo 'devagarinho', à medida que tiver alguma idéia.

Bem, como o assunto atual é o Natal e Ano Novo, decorações, luzes, etc... aproveito o post  para deixar aqui uma matéria que copiei no site UOL.Está na íntegra e no final tem o link, caso queiram ver. 
Você pode acompanhar o passo a passo no link, para fazer uma iluminação adequada, seguindo as fotos que são mostradas.
É importante termos alguns cuidados e prestarmos atenção às informações para fazer uma decoração.


Luzinhas natalinas exigem cuidados da compra à manutenção; veja como enfeitar a casa com segurança  09/12/2011
 
O Natal está chegando e, com ele, ruas, casas e apartamentos se enchem de luz. Para muitas famílias, a decoração só está completa quando são acesas as tradicionais lâmpadas pisca-pisca na árvore de Natal, no cortorno de janelas e portas, na fachada da casas e nos galhos das árvores.
 
Para não transformar a decoração natalina em um risco, a atenção deve começar no momento da compra até o armazenamento do produto de um ano para o outro. “Esses pisca-piscas, em sua maior parte, têm componentes precários, o que os torna inseguros”, diz o engenheiro eletricista Paulo Barreto, do Instituto de Engenharia, sediado em São Paulo. “Por mais singela que seja a luzinha, qualquer deslize pode comprometer a segurança da casa”, alerta.
 
As lâmpadas natalinas foram postas à prova em 2008, quando a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou dez modelos disponíveis no mercado. Todos foram reprovados. Entre os principais problemas encontrados, estavam falta de proteção nos plugues, isolamento precário, fios que podem se romper facilmente e pouca resistência a picos de luz.
 
Cuidados com a iluminação de Natal

-Ao tirar as luzinhas da caixa, verifique se não há fios soltos ou desencapados; ao guardá-la para o próximo ano, evite dobrar a fiação. Se houver problema, descarte

-Evite instalar as lâmpadas perto de materiais inflamáveis (como papel, plástico e cortinas)
-Prefira lâmpadas com fusível. Sem ele, as lâmpadas podem entrar em curto-circuito mais facilmente e provocar um incêndio.
-Ao se deitar, desligue a iluminação. Além de economizar, ao apagar as luzes você não corre o risco de sobrecarregá-las.
-Calcule quantos cordões de pisca-pisca a tomada aguenta e, mesmo com extensão, não ultrapasse esse limite.
-Não suba em estruturas metálicas ao montar sua decoração (isso evita choques).
-Se for decorar árvores na parte externa da casa, certifique-se de que ela não está em contato com postes ou fios da rede elétrica.
-Nunca una dois cordões com fita isolante ou outro material. Compre cordões com plugues próprios para emenda.
-Só use na parte externa da casa ou na sacada luzinhas próprias para este fim.
-Mantenha crianças distantes da fiação e da tomada do aparelho.
Fontes: Proteste, Eletropaulo e Paulo Barreto
 
"É preciso escolher lâmpadas de boa qualidade", afirma o coordenador de usos finais de energia da concessionária AES Eletropaulo, Fernando Bacellar. Segundo ele, a escolha ou o uso inadequado do produto pode provocar de pequenos curtos a choques e incêndios. "Muitas pessoas costumam aproveitar as luzinhas do ano anterior. Mas dependendo de como foi feito o armazenamento, é comum encontrar parte do plugue descascado", afirma.
 
Por isso, antes de instalar o material do ano passado, é preciso fazer "checkup" em toda a estrutura do aparelho para verificar se há trechos desencapados ou com o fio exposto. “Em geral, o fio que une as lâmpadas é protegido por uma capa meio frágil de PVC, que pode se tornar quebradiça com o tempo e aí dar choque”, diz Paulo Barreto. Nesse caso, não tente emendar com fita isolante. “Como é um produto muito barato, ao primeiro sinal de desgaste, descarte em local apropriado”, orienta o engenheiro.

Se a intenção é comprar luzes novas, é preciso considerar de antemão onde serão instaladas as lâmpadas. Em geral, as luzinhas mais comuns são fabricadas para o ambiente interno. Se a ideia é colocá-las fora de casa, o produto deve ser feito para isso, permitindo exposição a chuvas, sol intenso e vento. Além disso, ao comprar o produto, o consumidor deve procurar pelo selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Apesar de não ter um programa de avaliação de conformidade para pisca-piscas, o instituto certifica compulsoriamente os plugues. 
 
Atenção aos detalhes técnicos
 
Na hora da instalação, evite o uso de benjamins e dê preferência às extensões que têm fio grosso, mais seguro, ou filtro de linha, que protege o sistema. Para unir um cordão de luzinhas no outro é preciso atenção. Como a maioria das tomadas brasileiras é para 10 amperes (unidade de medida da intensidade de corrente elétrica), o indicado é que os cordões somados não ultrapassem 10 amperes, mesmo que extensão tenha diversas tomadas.
Por exemplo: se um cordão de 100 luzinhas tem 1A, é possível instalar até 10 cordões na extensão que será ligada à tomada. A indicação fica localizada no plugue do aparelho, e é grafada com um “A”. Se ela não existir, é possível fazer outro cálculo, dividindo a potência do aparelho pela tensão da residência (110V ou 220V).
 
Se um cordão tiver, por exemplo, 100W e for colocado em uma rede de 110V, terá 0,9A. Ao ligar mais de 10 amperes em uma só tomada, explica Paulo Barreto, pode haver sobrecarga, elevando a temperatura da tomada, danificando os pólos e provocando incêndio. Antes disso, porém, o plugue pode esquentar, expondo a pessoa ao choque.
 
Além dos cuidados contra acidentes, a conta de energia também merece atenção. Pelas contas da Eletropaulo, um conjunto com 500 luzinhas, de 0,5 watts cada uma, que fique aceso por 10 horas seguidas, encarecerá a conta de luz em  R$ 1 por dia, ou R$ 30 por mês. Para o barato não sair caro -e durar mais de um Natal-, Bacellar aconselha o uso de luzinhas de LED, que apresentam maior durabilidade e menor consumo de energia.



http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/12/09/luzinhas-natalinas-exigem-cuidados-da-compra-a-manutencao-veja-como-enfeitar-a-casa-com-seguranca.jhtm


As fotos foram tiradas no Google.

17 comentários:

  1. Oi Dete...

    Este ano não estou tão empolgada em enfeitar meu doce lar, acho que vou viajar....então a decoração foi a mesma do ano passado, nada a mais. Mas o encanto é o mesmo.

    Ótimas dicas!

    Beijos e lindo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    Então eu também sigo a tradição japonesa, sempre gosto de deixar a casa arrumada , limpa e cheirosa para a chegada do ano novo. As dicas de iluminação da árvore, estão ótimas. Obrigada pela visita lá no DMulheres, volte sempre.
    Um Natal muito mágico para você e toda sua família. Que em 2012 lhe traga muita coisa boa.
    bjokinhasss

    ResponderExcluir
  3. As dicas de iluminação da árvore, estão ótimas

    adorei


    bjus

    rosachoquemakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vim agradecer a visita e desejar um ótimo domingo (:

    Beijos,
    Marcella
    http://diario-de-marcella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dete querida,
    Agradecendo a visita . O blog da filhota, que se chama dandara , é:
    http://amigasfalandodemoda.blogspot.com/
    Bom domingão, bjosss

    ResponderExcluir
  6. É verdade amiga, muitos cuidados sao importantes pra nao estragar a festa né!rs
    bjs
    sucesso pra vc!
    ótima semana" :)
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  7. Post legaaaal! =)
    Obrigada por passar la no blog e comentar viu =)
    Desculpa a ausencia, mas estou de volta
    Bjinhos

    http://cha-de-beleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post ;D
    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. adorei o post,amo o clima natalino *-* ♥ bjs.. ótima semana.

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. sabe que ultimamente eu tenho adorado ficar quetinha? acho que é pela situação hehe
    a gente fica sem animo pra muita coisa mesmo...

    agradeço pelo comentário no blog!
    to indo conhecer o seu novo blog =)

    beijoss
    http://girlstryout.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nôossa otimo especial de natal!
    lá no blog tbm tenhe uma. provavelmente não tem a mesma estrutura e exuberancia do seu mais. passa lá no meu humlide especial! rsrsrs'

    http://tipoassym.blogspot.com

    bjins

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu adoro essa correria de fim de ano, natal é tão especial ne?
    Feliz natal pra vc!!!
    beijo beijo

    http://lladodedentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo novo blog, meu bem!
    Depois, com tempo, vistarei!
    Sucesso!

    Beijos!
    http://vermelhotapete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei muuito desse post. Aqui em casa, também fazemos isso, de no final do ano, fazer uma super mega master faxina em casa. Essa outra parte, a técnica, é muito importante, mas olho para um benjamim aqui perto e vejo 2 carreirinhas de pisca-pisca ligados... e olha a conta de luz!
    Bjs =D
    Esmaltes, Make-Up & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Boas dicas e boa sorte no blog novo =)

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já estou passando para desejar uma linda noite de Natal e um Ano Novo Mais lindo ainda!!
    Beijos

    www.miinteressa.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela postagem sobre o cuidado com a iluminação.
    Estive em Macapá recentemente. E na semana em que estive lá, uma loja pegou fogo, de madrugada, por conta da iluminação de natal. O pior, que ano passado, outra loja havia pegado fogo também.
    Eu tenho pavor.

    Menina, vim te desejar um feliz ano novo. Que 2012 seja de muita paz e cheinho de realizações! bjs

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita e pelo comentário.

Beijos,

Dete Miranda