sábado, 4 de fevereiro de 2012

Xadrez

Gosto muito da estampa xadrez e reconheço que não conhecia a história de cada estampa. Por isto resolvi pesquisar e falar sobre ele.

O Xadrez continua em alta, tem presença garantida no guarda-roupa de mulheres que prezam pelos clássicos. Podem ser usados por todos os tipos de mulheres, sejam elas magras ou gordinhas
Faz parte do universo fashion desde o início do século XX , lançada por Coco Chanel em 1916, com o tradicional casaquinho de lã quadriculado, presente até hoje nas coleções da marca.
 
Para quem não sabe, o xadrez é dividido em diferentes tipos de padronagem. Conheça alugns deles: 




Xadrez tartã: Sua característica principal é possuir listras coloridas que criam desenhos de variadas larguras.
Geralmente na cor vermelha e com quadrados grandes ou médios, é símbolo das famílias tradicionais da Escócia.
Cores vermelho, azul e verde, usado em saiotes masculinos na Escócia do séc VXIII, para identificar diferentes clãs do pais.





Argyle: É um desenho com padrão de losangos multicoloridos, inspirados no tartan do clã escocês Argyle.
É um padrão clássico para suéteres e meias masculinas. Inicialmente tricotado à mão na Grã-Bretanha, chegou à moda através de meias masculinas e se estendeu a outras peças do guarda-roupa, especialmente na malharia. Foi febre nos anos 1930.



Xadrez madras: esta padronagem é mais delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas.


Xadrez vichy: de quadrados miúdos, aparece bastante em aventais e toalhas de mesa. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto.
Remete as toalhas de piquenique e surgiu na cidade da França chamada Vichy, mas ficou famoso depois de ser usada por Brigitte Bardot em seu casamento com Jacques Charrier em 1959



Xadrez príncipe de Gales: perfeito para roupas de alfaiataria pela predominância de cores sóbrias, como o cinza e o preto.
Possui riscos irregulares em cores sóbrias como o marrom, bege, preto e cinza.
Trama mais fina, ficou famoso por ser usado pelo príncipe de Gales, Eduardo VII da Inglaterra no séc XIX.



Xadrez pied-de-poule: usado desde o final do século XIX e nunca saiu de moda, em algumas temporadas ele perde a força, mas é sempre elegante se combinado com uma peça da estação.
O nome vêm do francês e significa “pé de galinha“, pois o desenho formado pela trama lembra o pé da ave. E como eu já havia dito, quem introduziu a padronagem para a moda feminina foi Coco Chanel.

Pied-de-coq: vem do francês e significa “pé de galo“, é um xadrez regular e seus quadrados são separados, onde o desenho da trama e o urdume são os mesmo do Pied-de-Poule mas com um padrão maior.
 
- O pied-de-coq tem quatro pontas, ao invés das tradicionais três do pied-de-poule.


Xadrez Burberry: a estampa é marca registrada da grife de luxo britânica, aparecendo como revestimento de casacos e bolsas Burberry, além de perfumes e acessórios.
Nessa padronagem o xadrez é formado por listras mais largas combinadas com listras finas.
Criada pela grife no início do séc XX, tem como marca registrada as cores bege , vermelho, preto e branca.


Como usar
Escolha o xadrez que combina mais com você
Para fugir de looks muito caricatos, misture a estampa com peças menos óbvias para criar um mix de estilos.
Combine com jeans básico ou com cores neutras e escuras.

Se esta com uns quilinhos a mais então prefira quadriculados menores. A regra é simples: quanto maior a estampa, maior a ilusão de volume do corpo.
Como nas estampas grandes ou menores, o efeito gráfico  do xadrez também serve para disfarças as gordurinhas. Mulheres de quadris largos devem optar pelo xadrez na parte superior, por exemplo.
Já uma mulher triângulo invertido (parte de cima maior que a debaixo) deve usar a padronagem na parte inferior, para criar volume.
Os homens também adoram xadrez. E a gente adora vê-los de xadrez, não é? Lindos!
Use com muitos acessórios que estão em alta na estação para formar seu look.






13 comentários:

  1. Olá Dete, adorei seu post,eu amo xadrez...nas camisas fica lindo demais!!!
    Um bom domingo.
    Amara

    ResponderExcluir
  2. oi flor, tudo bem?
    acredita que antes de eu gostar de moda como gosto hoje achava que tudo q era xadrez tinha o mesmo nome?
    haha!
    adorei o post!! super bem explicadinho!
    Adorei as fotos selecinadas!


    Beeeijooos,
    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ow tia Bernadete, não esqueci do telefone não! É porque ainda não instalamos um fixo aqui. Nos acomodamos com os celulares.. haha
    Aqui estão todos bem, e por aí?
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente nao gosto muito, tenho algumas roupas listradas, mas xadrez nao tenho mais.

    Então. assim como você, eu tbm dou do União e Sucesso.

    Gostaria de ter uma renda extra a mais no bolso?
    renda30.blogspot.com
    Realmente funciona, já estou recebendo.

    Caso tenha duvidas, meus dados estão no meu blog.
    Facebook: Tiagov30
    Twitter: MavericKv2

    Ganhe de 20 a 100 dólares por semana, apenas assistindo videos publicitários na internet
    .
    Não custa nada dar uma olhadinha, quem sabe vc se interessa.
    Os blogs da minha família que administro.

    renda30.blogspot.com

    ednadozono.blogspot.com
    tiagommp.blogspot.com
    luludozono.blogspot.com

    Adiciona viu. :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu estou louca por uma penteadeira *-*

    Aaaaaah.. adoreeei o post, falando sobre os diversos tipos de xadrez e como usá-los a seu favor ^^

    Bruno pesquisou mais afundo sobre o endereço que vc me deu e ele disse que é pra pessoas que tem um tipo de serviço/empresa e quer divulgar, mas tem o outro que é justamente para blogs que querem colocar anúncios no mesmo.

    Mas, só que eu lembrei que agente não pode, pois já trabalhamos com um tipo de anúncios e a empresa pra qual trabalhamos não permite outro tipo de trabalho.

    Bjinhos ;*

    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie linda, obrigada por retribuir e seguir de volta.
    Que legal q vc gostou das minhas fotos, fiquei muito feliz, venha conhecer Belém, garanto que vc não vai se arrepender!!!!! hehe
    Pois é, eu tbm adoro a Barbie e tudo relacionado a ela, noossa, imagino as fotos e a felicidade da sua filha de ter ido na loja da Barbie em Tokyo, hehe, quanto anos sua filha tem???
    Bjs.
    http://olhardemanu.blogspot.com/
    Twitter: @manuka_mn

    ResponderExcluir
  7. Olá Bernadete! Grata pela visita ao meu blog, fique a vontade pra voltar sempre que desejar. Vou continuar postando sobre bainhas. E é muito bom ler que nossa contribuição agradou a alguém. Muito grata! Como você gosto de saber a história das coisas... adorei o seu post.
    Bom fim de semana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ahh eu qro tanto um, e quero roxo,
    ou rosado com azul q pareça lilás,
    eu vejo os outros usando mas nao encontro
    o tecido pra eu comprar
    e nem peça pra mim, mas é muito lindo e vou continuar atrás,rsrs
    ótima noite flor
    aproveite o sorteio do Tablet e dos brincos By Geo ok
    bjão
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Bernadete,não comentei...mais gostei! até levei as imagens dos xadrezinhos comigo.Parabéns pelo seu trabalho.Um beijo no coração...Lili.

    ResponderExcluir
  10. É verdade Dete,eu acho muito cuirioso que os Kilts ou Quilts dos escoceses não são iguais,cada família com o seu xadrezinho personalizado rsrsrs.Muito legal a sua pesquisa.bjuu...Lili.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante para quem gosta de moda, arte e cultura. Muito bom o trabalho de pesquisa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante para quem gosta de moda, arte e cultura. Muito bom o trabalho de pesquisa. Parabéns!

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita e pelo comentário.

Beijos,

Dete Miranda